domingo, 17 de dezembro de 2017

O que é bruxismo?


O bruxismo é mais comum do que se imagina, pesquisas apontam que entre 6 e 20% dos adultos e média de 14% das crianças podem apresentar o bruxismo, mas não se preocupe, bruxismo não é uma doença!

Bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono. A maioria das pessoas que sofrem de bruxismo não sabem justamente por isso. Mas também existem os casos, porém não tão comum, que é ranger ou apertar os dentes durante o dia, chamado briquismo.

Sintomas

Vários fatores podem levar ao bruxismo como mastigação incorreta, stress e ansiedade. Os sintomas do bruxismo são comuns, podendo ser facilmente confundidos com os sintomas de doenças como a labirintite, por isso a importância de consultar seu dentista antes da automedicação para a realização da observação clínica com os exames e tratamentos necessários.

Os sintomas mais comuns do bruxismo são:

  • Dor de cabeça;
  • Dor no ouvido;
  • Zumbido no ouvido;
  • Depressão;
  • Transtornos alimentares;
  • Dor no pescoço;
  • Alterações no sono;
  • Estalos ao abrir e fechar a boca.

Tratamento

No consultório é realizado um tratamento personalizado onde o paciente utiliza placas interoclusais, moldadas de acordo com o formato da sua arcada dentária. As placas ajudam a modular os movimentos dos músculos mastigatórios reduzindo o atrito que provoca o desgaste dos dentes.

É possível a indicação de ansiolíticos para controlar a ansiedade caso identificado por um profissional da área (Psiquiatria) que fatores psicológicos é o que estimula o paciente o ato de ranger ou apertar os dentes.

Caso não tratado, o bruxismo também pode trazer danos que envolvem a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporomandibular (ATM). Essa articulação liga o maxilar ao crânio, caso não funcione corretamente, pode causar dores faciais prejudicando a mastigação e a fala.

A visita periódica ao seu dentista ajuda a identificar ainda no início do bruxismo através de exames e seu histórico, pois é possível identificar que os dentes estão desgastados ou o esmalte rachado.

Faça uma avaliação conosco, lhe orientaremos o tratamento ideal. Marque sua consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário