domingo, 17 de dezembro de 2017

Vinho tinto previne cárie



Os benefícios que o vinho tinto traz à saúde já vêm sendo apontados há bastante tempo. Agora, um estudo científico publicado na LiveScience mostra que os compostos da bebida, entre eles os polifenóis, bloqueiam uma molécula formada pela bactéria Streptococcus mutans, encontada na boca. 

Segundo os pesquisadores, o caule, a semente e a pele das uvas fermentadas, que sobram da produção de vinho, contêm grandes quantidades de polifenóis, permitem que as boas bactérias da boca se proliferem, evitando que as más grudem nos dentes.

Os pesquisadores também descobriram que os compostos no mirtilo, ou uva-do-monte, funcionam  bloqueando as moléculas que permitem que uma superfície adesiva se forme nos dentes.

Ainda assim, os pesquisadores advertem que comer muito mirtilo (por conter muito açúcar) ou beber muito vinho tinto (pode manchar os dentes) não ajuda a colher os benefícios dentários destes compostos. Em vez disso, os pesquisadores querem encontrar uma maneira de adicionar estes compostos em antissépticos bucais, cremes dentais ou chicletes, para combater a placa bacteriana e as cáries. O próximo passo é testar os resultados nos próximos quatro anos.

Fonte: Jornal JABO n.143 maio/Junho 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário